NOSSA LOGO

NOSSA LOGO
Somos ilha, continente..somos cultura kids

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DILMA ROUSSEFF PRESIDENTA OU PRESIDENTE DO BRASIL




Dilma Rousseff
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
Dilma Rousseff


36º presidente do Brasil
Mandato
1 de janeiro de 2011 até
31 de dezembro de 2014
Vice-presidente Michel Temer
Precedido por Luis Inácio Lula da Silva
Sucedido por —
Ministra-chefe da Casa Civil do Brasil
Mandato
21 de junho de 2005 até
31 de março de 2010
Precedido por José Dirceu
Sucedido por Erenice Guerra
Ministra de Minas e Energia do Brasil
Mandato
1 de janeiro de 2003 até
21 de junho de 2005
Precedido por Francisco Luiz Sibut Gomide
Sucedido por Silas Rondeau

--------------------------------------------------------------------------------

Nacionalidade brasileira
Partido político Partido dos Trabalhadores
Alma mater Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Profissão Economista
Religião Católica Romana

Assinatura

Dilma Vana Rousseff (Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), atual presidente eleita do Brasi. Foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil durante o Governo Lula, em junho de 2005, sendo a primeira mulher a ocupar a posição. Dilma candidatou-se à Presidência da República nas eleições de 2010, cujo resultado do segundo turno, em 31 de outubro, garantiu-lhe o posto de primeira mulher presidente da história do país.

Nascida em família de classe média alta e educada de modo tradicional, interessou-se pelos ideais socialistas durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964. Iniciando na militância, integrou organizações que defendiam a luta armada contra o regime militar, como o Comando de Libertação Nacional (COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR Palmares)[7]. Passou quase três anos presa entre 1970 e 1972, primeiramente na Oban (onde passou por sessões de tortura) e depois no DOPS.

Reconstruiu sua vida no Rio Grande do Sul, onde, junto a Carlos Araújo, seu companheiro por mais de trinta anos, ajudou na fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e participou ativamente de diversas campanhas eleitorais. Exerceu o cargo de secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre no governo Alceu Collares e, mais tarde, foi secretária estadual de Minas e Energia, tanto no governo de Alceu Collares como no de Olívio Dutra, no meio do qual se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 2001.

Em 2002, participou da equipe que formulou o plano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a área energética. Posteriormente, foi escolhida para ocupar o Ministério de Minas e Energia, onde permaneceu até 2005, quando foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil, em substituição a José Dirceu, que renunciara ao cargo após o chamado escândalo do mensalão.
Dilma Rousseff foi incluída entre os 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009, pela Revista Época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário